Vamos fazer do Brasil um país de leitores

Vamos fazer do Brasil um país de leitores

Pesquisar este blog

sábado, 13 de agosto de 2011

Nossa Semana foi assim...

08/08 a 12/08

1 – Segunda e terça-feira choveu muito e só vieram 5 alunos para a escola.
2 – Formamos grupos e entrevistamos algumas pessoas que trabalham na escola.
3 – Jogamos futebol e brincamos de perna de pau.
4 – Ganhamos quadro branco e jogos novos.
5 – Aprendemos e fizemos cartazes sobre as fases da vida do ser humano.

TURMA 31

Dia do Estudante

Na sexta-feira, dia 12 de agosto, na hora do recreio, as menias da cozinha capricharam no bolo para comemorar o Dia do Estudante (11 de agosto).




trabalho em grupo - fases da vida do ser humano

       Essa aula integrou Ciências (Fases da vida do ser humano); Língua Portuguesa do Brasil (Gênero textual: informativo, já conhecido pela turma, e cartaz); Matemática (Sistema métrico - centímetro)
1) Texto informativo:
O SER HUMANO É UM TODO INTEGRADO
O ser humano integra e transforma o ambiente em que vive.
Como os demais seres vivos, ele tem um ciclo vital, fazendo a sua história e participando da história da sociedade em que vive.
Normalmente, sua vida se faz em fases que vão desde o período no útero materno (fase pré-natal) até a velhice.
Ao nascer, ele se coloca em contato com o mundo e inicia suas descobertas. Vive experiências diferentes nas suas diversas fases da vida.
Você, como ser humano, provavelmente, já observou essas mudanças em si mesmo e nas pessoas com quem se relaciona.
Podemos dizer, então, que o ciclo da vida do ser humano compreende dois períodos:
1 – O período pré-natal e nascimento, caracterizado pela vida no útero até o parto.
2 - O período pós-nascimento, caracterizado por diferentes transformações, que vão desde o crescimento físico ao desenvolvimento mental e social, dividindo-se em:
è Infância;
è Adolescência;
è Idade adulta;
è Velhice.

2) Gênero textual: Cartaz 
Conversamos sobre o gênero textual: cartaz. Que tem como finalidade transmitir uma mensagem, para isso é necessário ser objetivo e resumido, mas ao mesmo tempo transmitir tudo o que é necessário. as letras precisam ser legíveis.
3) Matemática: Sistema Métrico - Centímetro (cm)
 Foi explicado no quadro como se prepara um cartaz para trabalhos escolares: margens laterais e linhas para a mensagem, utilizando a régua e marcando os centímetros.
4) Por último os alunos foram solicitados a procurarem, recortarem e colarem figuras de revistas que representem as fases da vida estudas.




PRODUTO FINAL:






Gênero textual: ENTREVISTA

Gênero textual: Entrevista

          Ela é um tipo de texto que tem a utilidade de informar as pessoas sobre algum acontecimento social ou fazer com que o público conheça sobre as ideias e opiniões da pessoa que é entrevistada. Desta maneira, tanto ela quanto o entrevistador devem se posicionar de maneira correta, procurando pronunciar as palavras de forma correta e mantendo uma boa aparência, para que possa causar uma boa impressão diante daqueles que irão assistir.
          Mas não podemos nos esquecer de que tudo aquilo é planejado com antecedência, tem mais chances de obter um bom resultado. Dessa forma, é muito importante elaborar as perguntas de maneira clara e objetiva, procurando sempre facilitar o entendimento.
v  Atividade prática em grupo:
1)      Escolha uma pessoa da escola para entrevistar.
2)      Pense e elabore algumas perguntas que você deseja saber, pode ser sobre a vida social, profissional ou sobre algum outro assunto como opinião sobre: a merenda escolar, sobre a educação no país etc.
3)      Converse com ela antes e veja se ela pode disponibilizar de alguns minutos para você entrevistá-la.
 Agora que você já conheceu um pouco mais sobre este assunto, tem condições de se portar como um bom repórter. Então, boa sorte!
GRUPOS:
Gisele, Maynara e Vitória entrevistaram a bibliotecária da escola, Cátia
Patrick, Gustavo, Diego e Davi Sanches entrevistaram a a professora do laboratório de Ciências, Fernanda
Alana, Catarina e Davo Chagas entrevistaram a cozinheira da escola, Dulce

Samuel, Luísa e Bruna entrevistaram a professora Márcia da reciclagem.

Maquete da turma - GEOGRAFIA

         Trabalhamos primeiramente o Ponto de vista, ou seja, os alunos desenharam figuras em diferentes pontos de vista: lateral, frontal, diagonal.











     Depois trabalhamos o mapa da sala utilizando o ponto de vista vertical, ou seja, olhando de cima para baixo, sem levar em consideração as paredes.
     Por último, construímos a maquete da sala baseada neste mapa. A maquete foi feita com cartolina, e caixas de pasta de dente para confeccionar as cadeiras.